Buscar
  • Gleyce Nair

Tipos de Estruturas na Construção Civil

Existem vários tipos de soluções estruturais dentro da construção civil e cada uma delas visa atender diferentes necessidade, seja diminuir o consumo de concreto, construir mais rápido, ambas ocasionando uma redução no custo da obra, ou até superar maiores vãos.


Concreto armado


É a técnica mais utilizada no Brasil sendo caracterizada pela adição de barras de aço ao concreto que ocasiona um grande aumento em sua resistência, ambos os materiais trabalham em conjunto, o concreto fica responsável por resistir aos esforços de compressão e o aço à tração.

Esse tipo construtivo consegue suportar grandes estruturas com o uso de poucas pilastras e vigas. Devido à sua flexibilidade possibilita projetos com curvas sinuosas como o Edifício Copan em São Paulo, além de possuir grande durabilidade (em média de 50 anos), baixo custo de manutenção e Facilidade de execução.

Porém devido à sua execução ocorrer no local da obra podem ocorrer erros acarretando uma mudança nos valores para o qual ele foi projetado, devido a esta característica, sempre se utiliza um fator de segurança. O concreto armado possui um peso próprio bastante elevado, com isso, quando maior for a estrutura, mais pesada ela será, requerendo sapatas mais robustas. Uma grande desvantagem desse tipo de estrutura é que não é sustentável, porém nos últimos anos foram desenvolvidas tecnologias que possibilitam diminuir sua emissão de carbono e consumo de energia.

Desta forma, para projetos duráveis, econômicos e com curvas sinuosas, o concreto armado é uma ótima opção.

Metálica


É composta por perfis metálicos, principalmente aço, é importante destacar que existe diferença em uma estrutura metálica e as barras de aço utilizadas em estruturas de concreto armado. Os materiais apresentam propriedades e comportamentos distintos.

As estruturas metálicas são pré-moldadas e chegam no canteiro de obras prontas para montagem, ocasionando maior rapidez na execução; outra grande vantagem é a construção de vãos mais amplos, sem a interrupção de vigas ou pilares, possibilitando um maior aproveitamento do espaço.

Para aumentar sua durabilidade é importante que o material receba alguns cuidados, como pinturas especiais.

Wood Frame


Faz parte do Sistema CES (Construção Energitérmica Sustentável) e utiliza perfis de madeira maciça, geralmente pinus e eucalipto. Suas peças de madeira são pré-fabricadas, sendo apenas montadas no local. É considerado um método de construção a seco, sem utilizar água para construir, possui desperdício muito menor que os métodos convencionais e seus perfis são leves e flexíveis. Esse tipo construtivo proporciona ótimo isolamento acústico.

Tanto em regiões mais frias como mais quentes do Brasil, casas de Wood Frame trazem uma sensação agradável para os moradores, já que a madeira absorve até 40 vezes menos calor do que a alvenaria de tijolos.

Para proteger contra agentes biológicos as peças recebem tratamento em autoclave e para sua impermeabilização receberem uma membrana hidrófuga, possibilitando ao Wood Frame vida útil comparada à de estruturas de concreto armado.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo