Buscar
  • marketingportis

TECNOLOGIA: QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS ATUAIS DA ENGENHARIA CIVIL?

   Inovação é uma palavra que já faz parte desde sempre no ramo da engenharia. Em 2018, ela tem sido o grande paradigma para quem está trabalhando nessa área. Com o surgimento de novas tecnologias, novos processos e novos métodos de execução já são bastante populares!

Uma das novidades é a “Internet das Coisas”, Você provavelmente já deve ter ouvido falar e pode ter certeza: você ouvirá muito mais. O termo descreve um cenário em que numerosos objetos do seu dia a dia estarão conectados à internet e se comunicando mutuamente. Ela tem se mostrado muito eficiente no canteiro de obras, quando usada para rastrear equipamentos e funcionários, conduzir drones e fazer combinações com o business intelligence, coletando dados que podem ser acompanhados em tempo real.

  Veja a seguir alguns exemplos de inovações que estão presentes em iniciativas de algumas empresas:

  • Tijolos inteligentes: são tijolos modulares e ecológicos. Eficazes, baratos e sustentáveis, quando feitos com material reciclável.

  • Drones: os veículos aéreos não tripulados podem ser usados para fornecer imagens aéreas do canteiro de obras, além de serem úteis para o levantamento topográfico e a construção de modelos 3D de edifícios.

  • Impressão 3D: a impressão tridimensional é utilizada no desenvolvimento de projetos na área de construção, principalmente no estudo de aproveitamento de materiais recicláveis.

  • Sensores para os mais diversos tipos de análise: podem ser usados para monitorar equipamentos no canteiro de obras, a fim de prevenir panes, e no controle de situações que afetem a segurança do trabalho.

  • Sistemas informatizados: o uso de estruturas organizadas e coordenadas entre si facilitará o planejamento, a gestão e a integração de projetos, além de promover a especialização na cadeia produtiva (insumos, materiais e serviços).

  • Dispositivos móveis e softwares de gestão: a introdução de dispositivos móveis na rotina do canteiro de obras tende a aumentar nos próximos anos. Com esse recurso, é possível controlar variáveis da construção por meio de dados e, assim, obter menos falhas e maior segurança de informações.

  • Modularização: a fabricação de elementos estruturais fora do canteiro de obras também tende a crescer. Essa forma de construção permite aperfeiçoar os processos na construtora e acelerar as etapas do empreendimento.

   De forma geral, a Internet das coisas representa um salto enorme na forma como máquinas se relacionam com as próprias máquinas, sendo que nós usuários que nos beneficiaremos disso, então daí tiramos todas essas inovações atuais da engenharia que só tem a beneficiar cada vez mais os trabalhadores da área.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo