Buscar
  • Raquel Duarte

Residências Inteligentes: tecnologias para uma Smart home

Abrir portas sem o uso de chaves, acender as luzes por comando de voz, controlar os eletrodomésticos pelo celular ou ter um robô que faz faxina de casa não faz mais parte só dos filmes de ficção científica. Uma smart home, por definição, consiste na integração de dispositivos conectados à internet, capazes de garantir maior segurança, conforto e automação para as residências, através do controle por distância, via smartphone ou comandos de voz.

Ao deixar atividades cotidianas mais simples, como ajuste da temperatura do ar condicionado ou ligar a cafeteira, essas ferramentas tornam a vivência em casa mais acolhedora, visto que os dispositivos têm uma interface intuitiva que podem ser facilmente utilizados por crianças, idosos ou qualquer pessoa que não tenha muito conhecimento sobre tecnologia.

Atualmente, o mercado já oferece uma grande diversidade de produtos e tecnologias que tornam as residências mais inteligentes e com uma grande vantagem por ser possível sem gastar muito ao fazer escolhas dos produtos que são peça-chave para a automação.

  • Assistente Virtual

Como um dos dispositivos mais conhecidos atualmente, os assistentes virtuais são peça-chave para uma casa inteligente. Eles possuem microfones que ficam atentos todo o tempo, apenas no aguardo de um comando de voz para reproduzirem músicas, informações sobre a hora, acender ou apagar as luzes, fazer uma lista de tarefas, entre outras ações. Além disso, o sistema também é capaz de fazer pesquisas na internet e programar alarmes.

Sua instalação pode ser feita em diferentes ambientes e cômodos da casa, ofertando praticidade, conforto e organização na rotina.


  • Fechadura inteligente

Por meio dessa fechadura, a abertura da porta da residência pode ser possível usando uma senha ou a impressão digital, evitando a perca de tempo tentando lembrar onde guardou as suas chaves. Em alguns modelos disponíveis no mercado, o acesso pode ser através de cartões magnéticos, número de senhas e configurações de entrada, além disso, as portas também podem ser abertas de forma remota, via aplicativo, proporcionando mais conforto e praticidade.

Outra vantagem das fechaduras inteligentes é que não há preocupação se a porta está ou não fechada, pois a tecnologia possui uma solução “bate e fecha”, trancando automaticamente as portas assim que são fechadas.


  • Central de controle infravermelho

Ideal para gerenciar todos os dispositivos infravermelhos da casa em um só lugar. Por comando de voz ou aplicativo, a central tem uma área de 360°, permitindo ligar ou desligar a TV, controlar a temperatura do ar condicionado antes de entrar em casa. Com a integração da tecnologia, o usuário não precisa mais utilizar os diferentes controles remotos da casa, sendo possível ajustar os dispositivos do seu modo mais confortável em poucos segundos.


  • Adaptador de tomada inteligente

O seu uso permite controlar e agendar remotamente o funcionamento de dispositivos e eletrodomésticos, como luminárias, cafeteiras, entre outros. Controlados por comando de voz via assistentes virtuais ou por aplicativo, o usuário pode acompanhar o consumo de energia em tempo real e seja possível programar o uso para economia nos gastos.

Através do smartphone, pode desligar os eletrônicos de forma remota, dentro ou fora de casa e mais ainda, sendo capaz de criar rotinas programadas.

  • Aspirador robô

Semelhante ao aspirador de pó tradicional, mas com uma diferença importante: a possibilidade de mover – se pela a casa sozinho, até que a faxina esteja finalizada. São capazes de detectar obstáculos e riscos de queda, desviando automaticamente com segurança e eficiência.

Alguns modelos percebem se estão debaixo de móveis, quando precisam intensificar a limpeza, identificar os cômodos, decidir o melhor trajeto e ainda esvaziar os próprios compartimentos de lixo.






0 comentário

Posts recentes

Ver tudo