Buscar
  • Marcelino Andrade

POR QUE FAZER UM PROJETO ELÉTRICO?


A construção passou a ser um dos pilares do crescimento sustentado e o segmento imobiliário respondeu por parte importante do desempenho recente da construção no Brasil.

Para a boa execução de uma edificação, ótimo aproveitamento dos materiais, evitando os frequentes desperdícios e garantia de satisfação final do usuário, há necessidade de um projeto bem elaborado, uma execução competente e um controle eficiente das instalações.

No ramo da construção civil, por vezes, é dada muita importância e prioridade aos projetos arquitetônicos e estruturais, necessários sem dúvida, mas ficando em segundo plano ou para o final de obra alguns dos sistemas essenciais da habitabilidade, conforto e prevenção de riscos das edificações como: instalações hidráulicas, sanitárias, gás e o principal deles: a eletricidade. Isto sem contar com as necessidades de outros tipos de instalações que se tornam sempre mais requisitadas com as exigências da vida moderna.

Com um projeto elétrico, você terá a certeza de que poderá utilizar de forma normal e segura todos os equipamentos elétricos e eletrônicos da sua casa sem medo de que ocorra algum problema com sua rede elétrica. Ao abrir mão desse investimento, você colocará em risco sua família e os eletrodomésticos de sua casa, pois com o dimensionamento de carga incorreto os mesmos poderão queimar e causar grandes transtornos, algo que com o projeto elétrico, será previsto e corretamente dimensionado para que não ocorra.



Além disso, o projeto elétrico terá informações básicas que são muito importantes durante a obra, como por exemplo, a metragem dos fios que serão necessários para a instalação. Isso irá ajuda-lo a se planejar com antecedência sobre preços disponíveis no mercado após fazer algumas pesquisas, o que por consequência trará economia.

Sem isso, você não terá como fazer um planejamento com antecedência e pode acabar tendo que comprar esses materiais às pressas e sem saber qual a metragem correta, fazendo com que ocorra problemas como falta de material ou o desperdício. Os projetos elétricos também especificam o local em que ficará cada tomada, interruptor, ponto de luz e varias outras informações.

Tudo isso traz agilidade na hora da construção e evita possíveis ocorrências como: Esquecer de colocar tomadas em algum cômodo, não colocar tomadas suficientes para que o ambiente seja funcional, colocar tomadas na altura errada, má distribuição da fiação para a caixa de energia, entre outros. Esses pequenos problemas acabam tornando os ambientes nada funcionais, práticos ou seguros aos moradores.

No primeiro momento você pode preferir não adquirir o projeto elétrico por imaginar que está economizando. Porém, o projeto elétrico é um investimento que traz muitos benefícios a longo prazo, e no final de tudo ajuda você a economizar, fazer um planejamento melhor e mais completo.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo