Buscar
  • Raquel Duarte

Má distribuição de cômodos – Aproveitamento de espaços

A falta de um projeto arquitetônico ou o acompanhamento de um profissional ideal para uma reforma / construção de uma residência poderá trazer alguns problemas, dentre eles está má distribuição de cômodos. Desafios como estes podem ser mais existentes em residências mais antigas, visto que a procura por profissionais capacitados era escassa naquela época.

Em consequência dessas adversidades, a falta de conforto, um ambiente com pouca ventilação, pequenos espaços e com uma estética desagradável pode ser causado aos inquilinos da moradia. Porém, em alguns casos um aproveitamento de espaço entre os cômodos poderá trazer mais harmonia, bem – estar e praticidade ao local.

  • DICA 01: Escada

As escadas em residências com pavimento superior tem sua principal característica em transportar o morador de um andar para outro, mas também podem servir como base para outras funções em aproveitamento de espaço.

  • Os degraus da escada podem servir como gavetas, evitando que utensílios fiquem espalhados pela a casa;

  • O local abaixo da escada pode servir como espaço para um mini escritório, estante/painel para televisão ou utilização de jardins internos, com o uso de iluminação tornando o local como ponto alto da decoração, e assim ficando mais charmoso e aconchegante.


  • DICA 02: Quartos

Com toda certeza o quarto é o ambiente que mais precisa estar aconchegante e agradável em uma residência, pois é nele que poderá ter o descanso. Com espaços mal divididos e pouco utilizados podem se tornar locais de bagunça, incentivando a procrastinar a organização. Para que isso seja evitado, algumas dicas de aproveitamento de espaço podem ser praticadas.

  • A cama pode ser utilizada como mini guarda – roupas ou mini closets, assim será possível guardar seus utensílios que não possuem espaço suficiente no quarto;

  • Embaixo da cama também pode ser utilizado como gaveteiro ou sapateira.

Essas dicas também são válidas para quartos infantis, visto que pode conter muitos brinquedos, deixando o quarto mais ordenado e agradável.



  • DICA 03: Sala

As salas são na maioria das vezes o cartão de visita das casas, um cômodo que deve estar muito bem acolhedor e o fato de ter locais mal projetados ou sem utilidade podem causar desorganização ao ambiente. Minimizando esse problema é capaz de serem usadas ideias de aproveitamento de espaço. Como exemplo são aparadores que podem ser bem utilizados em salas, evitando uma perda de espaço.

  • Colocando cadeiras ou banquinhos no espaço inferior dos aparadores, transformando – o em bancadas para refeições rápidas;

  • Aproveitando o espaço atrás do sofá e assim compondo a decoração, deixando o ambiente funcional. Além disso, as superfícies vazias do aparador podem ser utilizadas para guardar livros e até vinhos, trazendo um charme especial ao ambiente.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo