top of page
Buscar
  • Foto do escritormarketingportis

Engenharia civil e Programação

“Saber programar um computador hoje é tão básico quanto saber ler, escrever e fazer contas e deve ser ensinado em todas as escolas”. Essa célebre frase foi dita em 2013 pelo então presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Desde então, a programação cresceu de forma exponencial no mundo todo e se tornou objeto essencial para praticamente todas as profissões. Mas, será que o engenheiro civil realmente precisa saber programar?


Antes de tudo, vamos do começo: o que é programação? De acordo com a fonte de pesquisa mais confiável do mundo, a Wikipedia, programação “é o processo de escrita, teste e manutenção de um programa de computador”. Simples, não? Para que a programação ocorra é necessário uma linguagem de programação. Novamente, nossa fonte inesgotável de informação de alta confiabilidade nos dá a definição: A linguagem de programação é um método padronizado, formado por um conjunto de regras sintáticas e semânticas, de implementação de um código fonte - que pode ser compilado e transformado em um programa de computador ou usado como script interpretado - que informará instruções de processamento ao computador. É, basicamente, um passo a passo muitíssimo bem definido para o computador, como uma lista de compras ou um mapa do tesouro que diz onde você deve ir para encontrar o baú debaixo do X.


Por mais que seja simples entender o conceito, colocá-lo na prática é um dos pesadelos dos alunos da graduação. Em quase todos os cursos de engenharia civil do país tem-se uma cadeira, pelo menos, de algoritmo, e muitos alunos (para não dizer todos) se perguntam o porquê de gastar tanto tempo e neurônios com uma cadeira que não vai servir de nada quando estiverem no meio de uma obra com o sol batendo em suas cabeças. Para quê, então, a programação serve para os engenheiros(as) civis?



Benefícios da programação


Programar de fato traz alguns benefícios, dentre eles está a possibilidade de desenvolver o raciocínio lógico, abrindo novas formas de pensar e de enxergar o mundo ao nosso redor. Os problemas de algoritmos aparecem praticamente toda hora, e para resolvê-los o programador precisa conseguir encarar diferentes possibilidades e tomar decisões rápidas para não perder muito tempo no seu projeto. Isso te lembra alguma coisa, engenheiro?


Além disso, por mais que possa parecer não ter relação alguma, programar te ajuda a se comunicar melhor e ser mais objetivo. Quando você está escrevendo um código, quanto mais “limpo” ele for, mais claro será para alguém que for lê-lo. Assim, você aprende a escrever linhas de texto mais enxutas e diretas, sem ficar enrolando sem necessidade.


Programar melhora a criatividade. Quando se está programando e aparece um problema difícil você é obrigado a pensar em formas de superar esse obstáculo. Formas, às vezes, não muito convencionais e que fogem do feijão com arroz de sempre, formas de pensar mais criativas.


Se você é uma pessoa bagunceira, programar pode lhe ajudar nisso. Como dito acima, um bom código tem que ser curto e o mais entendível possível, ninguém consegue se fazer entender plenamente sendo desorganizado, não é mesmo?



Por que engenheiros devem aprender a programar?


Como já deu para perceber, aprender a programar tem seus méritos. Mas, e se tratando diretamente da engenharia civil, por que devemos aprender a programar?


Todos os dias o engenheiro desenvolve diferentes atividades, muitas dessas bastante repetitivas e entediantes. Seja digitalizando dados, atualizando planilhas e seus gráficos e realizando análises estatísticas rotineiras, todas essas atividades ocupam demais o seu tempo, tempo esse que é muito valioso e deveria ser gasto pensando em soluções e inovações para a sua empresa ou para a comunidade. Com o avanço das tecnologias, cada vez mais informação aparece e é necessária para o seu trabalho, por causa disso, estatísticas básicas como média e desvio padrão não dão conta do recado. Precisamos de mais ferramentas.


Agora, imagine se pudéssemos automatizar essas tarefas? Felizmente, hoje em dia, conseguimos ir além da imaginação, podemos realizar esses feitos através da programação!


Mas qual seria a melhor linguagem de programação? Python? MATLAB? C+? VBA? Bom, isso depende de alguns fatores que não vamos nos deter neste momento. O importante é: pro problema que você imaginar, existe uma linguagem de programação que te ajuda a resolvê-lo. Além disso, também há a possibilidade de criar aplicativos para facilitar o dia-a-dia da sua empresa e também promover a sua marca. As possibilidades são infinitas!



De fato, a programação tem muito a contribuir à engenharia civil. Ela fornece soluções reais para situações complexas, o que nada mais é do que o papel do engenheiro. Esses dois elementos juntos têm um futuro muito promissor à frente.

Um mundo inteiro de possibilidades.

E está só começando…


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page